Foto: João Marcos Rosa
Um tremor de terra de magnitude 4.3 mR (magnitude regional) foi registrado na madrugada de quinta-feira (3 de abril), por volta das 4h02 (horário de Brasília), próximo ao município de Parauapebas, no sudeste do Pará. O abalo sísmico, o quarto a ocorrer na região somente em 2025, foi sentido pela população local.
Dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) confirmam o evento, que foi analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Observatório Nacional (ON). Este tremor se destaca como o maior já registrado nas proximidades de Parauapebas desde o início do catálogo de eventos sísmicos, em 1900.
Apesar de tremores serem considerados “relativamente comuns” na região, com magnitudes geralmente entre 2 e 3, segundo o sismólogo do ON, Gilberto Leite, o evento desta quinta-feira superou os registros históricos para a área de Parauapebas.
Outros tremores já haviam sido registrados no Pará em 2025: um de magnitude 2.8 MLv em Parauapebas (9 de janeiro), outro de 2.3 mR em Novo Repartimento (17 de janeiro) e um terceiro de 2.9 mR em Tucuruí (28 de janeiro).



